Macramé
Tons
Nas asas de uma andorinha cabe um sonho da cor de um pôr do sol. Não há nada mais reconfortante que as cores, o cheiro e o ruído da natureza.

Mala
Com apenas dois nós básicos de macramé se faz uma pequena mala. Um aparente painel de parede transforma se numa peça completamente diferente e tão bonita! Prova de que com pouco fazemos muito.

Enfeites de Natal
Uma das épocas do ano que mais recordações me traz. Agora vivo esta quadra de uma forma bastante diferente da infância, mas também quando somos crianças vivemos tudo com outra intensidade e amorosidade, não é verdade?
A casa estava sempre cheia na noite de natal, a avó fazia os doces que mais gostava e a mãe colocava uma mesa requintada, com os pratos banhados a fio de ouro que só viam a luz do dia nesta época. Toalhas natalícias, enfeites de natal e fitas penduradas nos quadros e candeeiros, uma árvore gigante e muita comida. Era o mote para a quadra mais festiva na família. As recordações são boas e muito felizes. Atualmente somos muito menos à volta da mesa, já somos mais contidos na quantidade de comida e já não ligamos a pratos de não sei quantos quilates. Mas os enfeites de natal continuam a fazer parte da tradição.






Mini painel de parede
Com o mês de Setembro chegam também novidades boas! Até lá vou experimentando novos materiais e diferentes conjugações em mini painéis de macramé. Espero que hajam muit@s fãs desta arte, aí desse lado!

Painel de parede
Painel Francisca.
Mimos para amores pequeninos, em lã merino com pequenos apontamentos de flores secas e algumas contas em rosa claro.

Colares
A versatilidade do macramé surge inclusivamente na possibilidade de utilizá-lo para criar peças de bijuteria. Colares são uma dessas possibilidades. Estilos diferentes, cores e tamanhos para todos os gostos.



Tabuleiro
Quando estou sozinha, gosto imenso de comer sentada no sofá a ver um bom filme ou série e, para o fazer, necessito de um tabuleiro. Além disso também acho muito simpático servir uns biscoitos e um chá num tabuleiro. Como tal, aqui em casa, é um acessório extremamente usado, não tanto como decorativo mas comumente utilitário. E este, inicialmente revestido a verga, foi bastante utilizado. Muito robusto até ao dia em que uma das asas se separou do restante corpo, quebrando a verga que o cobria. A ideia de aplicar o macramé não foi minha, aliás, foi bastante refutada por mim por achar que talvez não tivesse a robustez necessária para servir o seu propósito, além de que daria algum trabalho fazê-lo. Aceitei o desafio com alguma relutância mas o resultado final foi gratificante. O tabuleiro é resistente o suficiente para o propósito servido além de que agora também serve como uma bonita peça decorativa.

Painel de parede
Painel Magia.
Fazer magia com materiais maravilhosos. Um mini painel de lã merino, sisal, pequenas contas de madeira e flores secas. Em branco e tons terra, estilo boho.

Jardins interiores
Quem mais adora flores? Mini jardins interiores e desperdício zero? Com as latas de leite do sobrinho, restos de fios de painéis de macramé, sementes que sobraram e pedacinhos de papel construí um pequeno jardim interior. Com pouco fazemos tanto!

Prende Chuchas
Ofertas mimosas. Ofertas amorosas.
Mas sobretudo ofertas práticas.

Caça Sonhos Anjos
Os anjos falam-nos do que constitui o nosso verdadeiro Ser, daquilo que, na nossa vida, com muita frequência está escondido no nosso mundo interior. Por isso tanto se fala que as crianças são anjos. Aqueles que iluminam.






Porta copos e Argolas para guardanapos
Vivemos em permanente revolução. De modas, de estilos, de vontades. Ao longo dos anos mudamos inúmeras vezes de gosto, no entanto, considero que isso é bem positivo. É sinal que evoluímos e ganhamos maturidade emocional, muito embora, no decorrer dessas mudanças, reencontremos ideias, modas e tendências passadas com as quais nos identificamos no presente. E está tudo bem! Apaixonei-me por esta cerâmica, não só pelos pormenores e pela cor mas também por aquilo que me fez recordar. Já comi em pratos semelhantes quando era miúda, a única diferença é que na altura não me preocupava com o aspeto da decoração da mesa, muito menos com a combinação de cores. Atualmente gosto muito de combinar cores e padrões juntando também o macramé à mesa em bonitos apontamentos coloridos. Os porta copos e as argolas para guardanapos dão um toque especial a qualquer mesa. As mudanças também se refletem naquilo que transformamos e ressignificamos.Quem mais gosta de uma mesa decorada?
![]() | ![]() | ![]() |
---|
Bandoletes
Em criança usava o cabelo muito comprido e como tal, a minha mãe gostava de me adornar o longo cabelo com uns totós ou bandoletes. De imensas cores e feitios, faziam a minha felicidade e envaideciam o meu ego. Continuo a usar os mesmos adornos, a única diferença reside na escolha do aspecto. Dei vida a uma bandolete antiga com cordel de macrame. Além do reaproveitamento de material consegui conjugar uma cor sóbria com um bonito entrançado. O resultado não é motivo de vaidade?
![20210418_183647[1].jpg](https://static.wixstatic.com/media/dd3f9b_0e3af3530c7843b78d6485bbff3f490a~mv2.jpg/v1/fill/w_338,h_450,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/20210418_183647%5B1%5D.jpg)
Pulseiras
Sou extremamente vaidosa. Adoro colares, brincos, pulseiras e anéis. Tendo essa paixão por adornos decidi experimentá-la com o cordão de macramé. Utilizando cores suaves e aplicando umas contas coloridas criei umas peças diferentes mas sobretudo bonitas. Fiquei vaidosa não só pelos adornos mas também pela novidade.
![]() | ![]() |
---|
Páscoa
Este ano trouxe nos a realidade da distância, afetiva e temporal. Contudo, embora estejamos limitados em quilómetros nunca o estamos em imaginação. Dessa forma quis simbolizar esta quadra com doçura, alegria e criatividade. Sinto-me uma verdadeira coelhinha da Páscoa orgulhosa do seu folar.
E tu, o que fizeste para comemorar a tua Páscoa?

Be Happy
A felicidade, segundo a sua própria definição, é um momento de percepção de sentimentos prazerosos, é um estado de plenitude, satisfação, equilíbrio e de bem estar. E somos pessoas felizes? Ou estamos felizes? Julgo que podemos nem sempre estar felizes com determinadas circunstâncias da vida mas sermos bastante felizes. E hoje, estou feliz!
Quando nos propomos a realizar sonhos e conquistar objectivos, conseguimos alcançá-los. E conseguimos, porque colocamos alegria e amor no seu propósito. Nestes últimos seis meses descobri que tenho capacidade criativa, que adoro produzir peças em macramé e que quando fazemos algo por amor, o resultado final é soberbamente recompensador. A felicidade é portanto, um estado de alma. E a minha alma está aos pulos. A Maya Maria consolidou a minha alegria quando cortei a última linha. O miminho para o mais novo está pronto. Agora é esperar...mas enquanto o tempo não passa, só tenho de manter o estado de felicidade. De preferência, elevado!
.jpg)
Diferentes aplicações
Cordéis de algodão, cordéis sintéticos, entrançados ou não, fio de sisal, trapilho, lã penteada ou lã tradicional, são os diferentes materiais que uso. São infinitas as possibilidades de conjugações e cores. Painéis de parede, enfeites de Natal, árvores de Natal, prende-chuchas, marcadores de livros, porta-chaves, porta-fotos, brincos, caça-sonhos, prende-óculos, dosséis para cama de criança, são alguns dos trabalhos passíveis de ser criados.
































Começar
Estou fã de macramé.
Imagino brincos, porta chaves, marcadores de livros, porta chuchas, caça sonhos, painéis de parede...já não durmo bem de noite a imaginar peças novas e como as vou colocar em prática...Bem, o dormir é relativo porque o cá de casa tem o relógio calibrado para as 6h da manhã e obriga a malta a levantar-se para lhe dar atenção...ter filhos é isto, certo? A única diferença é que os meus talvez sejam um pouco mais peludos que o habitual. Mas também eles adoram o meu macramé. Enrolar cordão começa a ser uma tarefa demasiado divertida. Não há fio que lhes escape! Concretizar esta peça demorou algum tempo...é que eles são dois e agem em parceria. Um rouba o cordão, o outro rouba as contas. Mas no final ficamos todos satisfeitos. Os "putos" brincaram bastante e eu arranjei um par de brincos novos.
